FAROL DE SANTA MARTA

Sobre o Farol

about-img

BEM VINDO AO FAROL DE SANTA MARTA .net

O Farol de Santa Marta é umas das praias mais bonitas e peculiares de Santa Catarina. A região, que também é conhecida como Cabo de Santa Marta, fica no município de Laguna, a 140km de Florianópolis, e tem como principais atrações a charmosa vila, o farol e claro, as suas belas praias.

Um grande diferencial do Farol de Santa Marta é mantem em suas características uma grande vila de pescadores que se formou em torno do Farol. Até hoje a pesca é uma das principais atividades econômicas da região e o sustento de muitas famílias do Farol de Santa Marta, junto do turismo e aluguel de casas e pousadas.

Surfe no Farol de Santa Marta:

Por ser uma "ponta" bem exposta no litoral catarinense, uma das principais atividades de quem visita o Farol de Santa Marta é a prática do Surfe já que a região recebe boas ondas o ano todo e com frequência superior a muitas outras praias, por isso é muito procurado durante o ano todo pelos surfistas. Mas além das ondas, as suas praias com grandes faixas de areias, natureza preservada, piscinas naturais e uma excelente hospitalidade dos nativos fazem com que o Farol receba turismo o ano todo.

O Cabo de Santa Marta possui 11 praias em que o surf é praticado. São elas:
Cigana - Direitas e esquerdas perfeitas com fundo de areia;
Praia do Cardoso - Direitas e esquerdas quilométricas, famoso por suas ondas nos grandes swells;
Prainha - Pequena praia no coração do Farol de Santa Marta, muito badalada entre os surfistas nativos;
Praia Grande - No lado sul é chamada de Mocó, onde rolam as direitas com vento sul, ao norte é chamada de Santa Marta, onde rolam ondas com vento nordeste, e situa-se ao lado do Morro da Galheta;
Praia da Galheta - Direitas e esquerdas perfeitas para ondulação de até 2,0 metros;
Ipuã - Praia onde as ondas rolam com vento nordeste, possui uma laje de pedra submersa que favorece a qualidade desta onda;
Praia da Teresa - Pequena praia com costão de pedra nos dois lados onde as direitas rolam sem fim nos dias bons;
Prainha - Do lado direito dos Molhes de Laguna está situada a última praia surfável no Cabo de Santa Marta, é bem pequena e as ondas quebram junto aos molhes, mas com as obras de ampliação do mesmo esta onda perdeu sua qualidade.

Aluguel de Casas e Pousadas no Farol de Santa Marta

Desde os tempos em que o Farol ainda era um vilarejo bem remoto e pouco frequentado, o aluguel de casas de nativos e pescadores já era um mercado bem movimentado. Casas simples e povo hospitaleiro, era o que todo surfista dos anos 90 procurava quando se aventuravam em busca de boas ondas e praias vazias. Na época, estradas muito ruim e grandes dunas de areias tornavam uma ida ao Farol de Santa Marta uma grande aventura e sem a certeza de que dia poderia sair, pois a estrada dependia das condições climáticas.

Atualmente, o aluguel de casas no Farol é uma das principais atividades econômicas das regiões e é possível encontrar ótimas casas de Nativos para alugar com todo o conforto e segurança. Neste site, você encontra as melhores casas e pousadas para garantir que sua estadia no Cabo de Santa Marta seja inesquecível.

Clique aqui e confira as casas para alugar no Farol de Santa Marta

Clique aqui e confira as principais pousadas no Farol de Santa Marta

Baleias Francas no Farol de Santa Marta

Entre os meses de agosto e novembro é muito comum o Avistamento das Baleias Francas que migram do sul em busca de águas quentes para acasalar e ter seus filhotes. Por isto, o Farol de Santa Marta é uma das praias que recebe o selo e proteção da Apa da Baleia Franca. Os avistamentos podem ser feitos bem de perto com pequenas trilhas pelos grandes costões que dividem as 11 praias do Cabo de Santa Marta. Essa é uma experiência incrível e que recomendamos para todas as pessoas!

Pesca Artesanal da Tainha no Farol de Santa Marta

Entre os meses de maio e julho, a Pesca da Tainha é um outro grande atrativo da região. Assim como outras praias de Santa Catarina, o Cabo de Santa Marta recebe os cardumes de Tainha e acontecem a pesca artesanal, mantendo as tradições de muitas gerações de pescadores. Além da oportunidade de ver um arrastão bem de perto e inclusive poder ajudar os pescadores a tirar as redes para a beira da praia carregadas de Tainha, é um ótimo momento para quem gosta de peixe, comer nos restaurantes locais pratos típicos com peixe bem fresco e com o melhor tempero.

Outro grande diferencial do Farol de Santa Marta em relação a outras na praias durante a pesca da Tainha, é que na maior parte do tempo e das praias você pode surfar. A não ser quando o cardume se aproxima da costa é que os pescadores entram com os barcos a remo e os surfistas devem sair da água

Como chegar ao Farol de Santa Marta:

Para chegar ao Farol há dois principais acessos, para quem vem do litoral norte, o melhor é pela balsa em Laguna e para quem vem do sul, a melhor entrada no Cabo de Santa Marta é pela cidade de Jaguaruna, um pouco ao sul de Tubarão - SC.


Todas as casas anunciadas no site Farol de Santa . Net são de nativos ou moradores do Cabo do Farol de Santa Marta, além disso, nossa equipe visita pessoalmente todas as casas para garantir a qualidade dos serviços oferecidos e que as fotos são as mesmas apresentadas no site.

Viva a cultura local, coma um peixe fresco e escute as incríveis histórias de quem nasceu nesta ponta de terra. 

Você irá se surpreender!

Apoio à Comunidade Local

100%

Garantia de Respirar Ar Puro

100%

Ver o Pôr do Sol mais lindo da sua vida

85%

Probabilidade de se estressar

1%