FAROL DE SANTA MARTA

Blog

Pescadeiras no NSC Total

Pescadeiras no NSC Total

"O farol é uma bênção para os pescadores", diz Vera Laureano, de Laguna

Nos tempos de menina, Vera dividia o tempo entre o rancho de pescador, na praia, auxiliando o pai; e subindo o morro para ajudar o avô a dar corda para que o Farol de Santa Marta pudesse ser visto pelos navegantes

Dependesse de Vera Lucia Bernardo Laureano, 58 anos, ela moraria no Farol de Santa Marta, em Laguna. O olho rubro, que na escuridão da noite pisca como aviso aos navegantes, tem dela um afeto que não se apaga. Sentimento nascido nos tempos de infância, época em que subia correndo o morro onde está assentada a edificação para ajudar o avô, um já cansado servidor da Marinha do Brasil, a dar-lhe corda. Era assim, sem luz elétrica ou baterias, que no passado se acendia a lâmpada que se tornara visível a 35 quilômetros a olho nu e, com equipamento, a 90 quilômetros. 

— O farol é uma bênção para os pescadores — diz Vera , enquanto com a tarrafa na mão caminha sobre as pedras dos molhes da Praia do Cardoso, a principal do lugarejo.

"— Hoje dá para ver o tempo (previsão) até no celular, mas antes não. O pescador subia até lá em cima, já que a Marinha passava um rádio informando o faroleiro, e daí eles ficavam em terra ou saíam mar à dentro. "


Confira a matéria completa pelo site da NSC TV (afiliada a rede globo):  https://www.nsctotal.com.br/noticias/o-farol-e-uma-bencao-para-os-pescadores-diz-vera-laureano-de-laguna