FAROL DE SANTA MARTA

Blog

128 anos de história do Farol de Santa Marta

128 anos de história do Farol de Santa Marta

Com 25 metros de altura sobre um morro próximo ao oceano, o Farol de Santa Marta completa, em 2024, 133 anos de sua fundação. Podendo ser visto a 34 quilômetros a olho nu, é considerado um dos maiores das Américas em alcance de foco de luz. A obra centenária atrai olhares e marca a história da cidade de Laguna.

Construído por franceses em 1891, o farol auxilia a navegação de embarcações, que, por meio de equipamentos, podem vê-lo a até 91 quilômetros de distância. Em sua construção, foi utilizado barro, areia, pedras e óleo de baleia.

Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As principais praias do Farol são: Praia do Cardoso, Praia da Cigana, Praia do Farol (ou Prainha), Praia da Teresa, Praia da Galheta, praia do Ipuã e Praia do Gravatá.

” O farol tem um carisma e marca a história da nossa cidade. Além das belezas naturais, os sambaquis e toda a história indígena vivida neste local, o Farol é considerado referência em terra para os pescadores.” Declara o Secretário de Turismo, Evandro Carneiro Flora.

Para visitar o Farol de Santa Marta

O farol fica em um morro localizado nas proximidades do centrinho do vilarejo e pode ser visitado durante todo o dia. Durante o período noturno é proibido permanecer no território, que pertence à Marinha do Brasil. Para fazer uma visita guiada no interior é necessário agendá-la com dois dias de antecedência com a Capitania dos Portos de Laguna: (48) 3644-0196.

Fonte: https://www.sulinfoco.com.br/128-anos-de-historia-do-farol-de-santa-marta/